oportunidades

VÍDEO: Nova escola de gastronomia oferece 10 cursos na cidade

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Diário)

Em uma edificação de dois andares, com 300 metros quadrados, no centro da cidade, Santa Maria conta, agora, com a Escola de Gastronomia Chef Gourmet. O local disponibiliza 10 cursos, voltados tanto a quem tem um foco profissional quanto aos que têm na área um hobby. Quanto às idades, essas também são bem variadas, iniciando com as crianças de 4 anos.

As matrículas começaram nesta semana. O local busca atender também a região.

- Há os pequenos, de 4 a 6 anos, que vêm para a escola acompanhados e vão fazer aula junto com os seus pais, e o chef Júnior, que abrange crianças e adolescentes de 7 a 13 anos, além de cursos variados para diversas idades. Não importa a idade. Importa a paixão pela gastronomia - explica Gerson Porto, diretor e gestor da franquia.

O investimento para que a franquia, que tem unidades em diferentes locais do país, entrasse em operação na cidade foi de quase R$ 400 mil. A projeção é de que, até o final do ano, sejam realizadas 300 matrículas.

- É uma meta bastante ousada, né? A própria franquia já é ousada. Ela nasceu praticamente na pandemia e, hoje, se encontra em praticamente 70 lugares do nosso Brasil. Essa é nossa perspectiva de trabalhar e de oferecer essa oportunidade - afirma.

Conforme Porto, os alunos demonstraram a carência sentida pelos mesmos na busca por demanda do tipo. Uma dos cursos é de chefe de cozinha.

- Essa pessoa estará preparada para trabalhar em qualquer lugar do mundo porque, além do curso de gastronomia, vai ter o curso de gestão e o inglês cultural. Então essa pessoa poderá abrir o seu negócio ou trabalhar em um cruzeiro ou em qualquer resort do mundo - ressalta.

NEGÓCIO

Uma das atividades também é de chefe de cozinha, mais voltado ao hobby, como alternativas direcionadas à confeitaria, doces, massas. A escola é uma oportunidade para quem quiser montar sua padaria, com o curso de padeiro, assim como também de garçons.

Saiba quando o Mei precisa declarar Imposto de Renda

Para o chefe e coordenador, Vadson Schafer, a escola tem o intuito de atender uma demanda local e busca abranger a todos os segmentos.

- Nós, que somos profissionais da área, precisamos sair daqui para buscar qualificação. Então, agora, nós vamos ter isso aqui na cidade. Então é uma escola que, com a mão na massa mesmo, os alunos vão estar efetivamente fazendo, aprendendo, montando os seus pratos. Terão um suporte também em relação ao empreendedorismo. Nós temos aulas de gestão, de inglês cultural - explica Porto.

Além dos diversificados cursos que estão com as matrículas abertas, a projeção da escola, que deve gerar até 10 vagas diretas de emprego, é que outros três sejam disponibilizados até o final do ano: de sommelier, voltado ao mundo do vinho, um direcionado a drinques e outro a carnes, englobando também, por exemplo, frutos do mar.

Os cursos profissionais têm duração de dois anos (com capacitação ligada ao inglês e gestão) e os destinados a hobby são realizados durante oito meses. No caso das atividades Kids, são dois anos de curso, e Júnior o mesmo período, com as modalidades incluindo aulas de inglês.

A escola não divulga os valores dos cursos, pois prefere que cada interessado avalie qual área mais se adapta. Mas o curso mais popular da franquia, o de chef de cousine, custa em São Paulo R$ 7,5 mil para dois anos de aulas. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Novo valor da passagem entra em vigor nesta quinta-feira

Próximo

Saiba quando o Mei precisa declarar Imposto de Renda

Economia